Sucesso de público, exposição Os Planetas do Ziraldo é prorrogada até dia 11 de maio

A mostra pode ser conferida de quarta a sábado e tem agenda aberta para grupos e escolas

Vista por mais de 18 mil pessoas desde que entrou em cartaz, em outubro passado, a exposição Os Planetas do Ziraldo foi prorrogada e poderá ser conferida até 11 de maio na Casa Melhoramentos, um dos mais novos e modernos espaços culturais da capital paulista. Boa notícia também para grupos e escolas, a agenda para visitas será reaberta.

Baseada no fascínio do cartunista pelo Universo, a mostra tem curadoria da cineasta e dramaturga Daniela Thomas, filha de Ziraldo, e da produtora e fotógrafa Adriana Lins. O encantamento do escritor por planetas, estrelas e galáxias resultou, ao longo dos anos, em várias obras, como a recente coleção Os Meninos dos Planetas e, ainda, Flicts, O Planeta Lilás e O Pequeno Planeta Perdido – todas publicadas pela Editora Melhoramentos e retratadas na exposição.

Flicts, que completa 50 anos em 2019 e fala sobre a cor da Lua, surgiu na época da corrida espacial. A obra tem destaque na mostra devido a uma história curiosa: quando o astronauta Neil Armstrong visitou o Rio de Janeiro, Ziraldo providenciou uma versão do livro em inglês. Após ler a obra, Armstrong reconheceu: “The Moon is Flicts”.

O bilhete escrito por Armstrong a Ziraldo está na exposição, assim como os rascunhos do escritor. “Podemos ver todo o processo criativo, com originais e rabiscos, como ele constrói a história. É um processo que meu pai sempre guardou a sete chaves, mas nessa exposição permitimos que isso seja mostrado”, explica Daniela.

Ao preparar a montagem do espaço, Daniela atendeu às recomendações do cartunista: “Meu pai não é muito fã de exposições interativas ou virtuais, mas de certa forma criamos uma sensação de 3D com os visitantes podendo passear em diferentes planos da exposição, dando a sensação de uma viagem tridimensional entre as galáxias”, ilustra Daniela. Todas as janelas da mostra receberam uma impressão do cosmos Ziraldiano para imersão dos visitantes.

Programação do Educativo Os Planetas do Ziraldo
Abril – sábados às 15h e 16h

20 de abril, sábado

15h – O livro como narrativa: Esculturas de Papel – com Sandro Bueno
A oficina convida a experimentar novos significados para o uso dos livros. Os participantes criam esculturas de papel que podem interagir com imagens e cores presentes nos livros da série “Os Meninos dos Planetas”, de Ziraldo, criando novos cenários e histórias.
Duração: máx. 60 min
Quantidade: 20 pessoas
Público-alvo: acima de 8 anos

16h – Pequeno Planeta Perdido – com Eloísa Arruda
Contação de história baseada no livro “O pequeno planeta perdido”, com cenário feito a partir de objetos do cotidiano. A experiência convida o público a pensar sobre empatia e reciprocidade.
Indicação etária: A partir dos 5 anos
Duração: 60 minutos
Quantidade de vagas: livre

27 de abril, sábado

15h – Cosmo Sonoro – com Sandro Bueno
Se há habitantes nos planetas do nosso sistema solar, como deve ser o ambiente sonoro desses corpos celestes? Há barulho de carros, construções ou pessoas falando? Cosmo Sonoro irá trazer a criatividade à tona e levar o público a uma viagem pelo mundo de sons imaginários e possíveis que os seres desses planetas possam nos propiciar.
Indicação etária: a partir de 10 anos
Duração: 60 minutos
Quantidade de vagas: 20

16h – O Céu que eu vejo – com Mainá Santana
Plêiades, Alfa Centauri, Cassiopeia, Três Marias… Você já parou para pensar sobre o porquê dos nomes das estrelas e constelações que olhamos no céu? E será que elas sempre tiveram esses nomes? Olhar para o céu é olhar para o passado e, nessa viagem, vamos descobrir um pouco de outras culturas a fim de criar nosso próprio mapa estelar.
Indicação etária: a partir de 6 anos
Duração: 60 minutos
Quantidade de vagas: 16

128 anos de história

Além da mostra dedicada a Ziraldo, quem for à Casa Melhoramentos terá a oportunidade de conhecer a exposição Melhoramentos 128 anos, baseada no acervo histórico da editora. Os visitantes vão explorar os principais momentos da produção de papel no Brasil e também conhecer um pouco a história do prédio que abriga a Casa Melhoramentos, construído em 1948 e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo.

No local, estão expostos também móveis que resgatam o ambiente do escritório antigo da companhia, cédulas que foram impressas pela editora durante a Revolução de 1932 e exemplares de matrizes de litogravura – técnica de gravura que dava origem aos livros e que consiste na criação de marcas ou desenhos sobre uma matriz de pedra calcária feitos com um lápis gorduroso.

A exposição Melhoramentos 128 anos está aberta de segunda e terça, das 9h às 18h, e de quarta a sábado, das 9h às 20h. Agendamentos de escolas e grupos para as exposições devem ser feitos pelo e-mail eventos@casamelhoramentos.com.br ou pelo telefone (11) 3874-0913, de segunda a sexta, das 10h às 17h.

SERVIÇO:

Casa Melhoramentos
Endereço: Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo – SP.
Entrada franca.

Exposição Os Planetas do Ziraldo
Quarta a sábado, das 9h às 20h, inclusive nos feriados de 19 de abril (Páscoa) e 1º de maio (Dia do Trabalho). Entrada permitida até 19h e sujeita à capacidade do evento.

Exposição Melhoramentos 128 anos
Segunda e terça, das 9h às 18h; quarta a sábado, das 9h às 20h, inclusive nos feriados de 19 de abril (Páscoa) e 1º de maio (Dia do Trabalho). Entrada permitida até 19h e sujeita à capacidade do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *