Como famílias empoderadas podem criar crianças e adolescentes preparados para o futuro?

Novo livro do psicoterapeuta Leo Fraiman mostra o que é a Síndrome do Imperador, seus sinais e como superá-la. O título conta também com mais de 100 dicas práticas para educar melhor

Imaturidade psicológica, intolerância com regras, limites e leis, insegurança emocional, insatisfação generalizada. Esses são alguns dos traços característicos da Síndrome do Imperador, que, segundo o psicoterapeuta Leo Fraiman, é cada vez mais frequente e tem levado à criação de filhos mimados e inaptos a construir projetos de vida saudáveis. Com o intuito de orientar famílias e professores a educar de forma assertiva, Leo Fraiman escreveu A Síndrome do Imperador – Pais empoderados educam melhor (174 páginas, R$ 44,90).

A obra, inédita no mercado, marca a primeira parceria entre FTD Educação e Autêntica Editora e é um convite à autopercepção e ao diálogo entre famílias e escola. Aponta caminhos para prevenir que esses comportamentos se instalem e apresenta estratégias práticas para criar crianças e adolescentes conscientes e inspirados a desenvolver a melhor versão de si mesmos. O lançamento acontece dia 18 de junho, às 19 h, na Livraria Cultura, Shopping Iguatemi, São Paulo.

Segundo Fraiman, se uma criança não é treinada a esperar, criar, negociar, ceder e se frustrar, ela estará, de certa forma, tornando-se “aleijada” e despreparada para o mundo em que vivemos. “O cenário atual exige um novo olhar, novas atitudes e novas formas de relacionamento com a vida e o viver. É preciso preparar o jovem para lidar com a mudança e ajudá-lo não somente a desenvolver sua inteligência cognitiva, mas também a investir em outras, tais como a inteligência emocional e a inteligência social”, diz o autor. Assim, ao longo das páginas, ele mostra como desenvolver uma relação positiva e integrada entre as famílias e a escola, além de mostrar ações práticas para o alinhamento de mensagens, regras e diretrizes.

Fraiman passa por diversos temas atuais que afligem a quem educa: suicídio, automutilação, uso de tecnologias, disciplina e apresenta dicas práticas de como conversar com os filhos sobre temas delicados. Ele mostra ainda que para se tornar uma mãe ou um pai empoderado, exercendo seus papéis com segurança, é preciso desenvolver em toda a família uma atitude emPODERada, ou seja: com presença, organização, disciplina, engajamento e resiliência.

“Meu intuito com este livro é ajudar a todos os que educam a pensar e a buscar, entre seus pares e no mundo acadêmico, aquilo que pode orientá-lo a construir um projeto de vida com autoria, com autenticidade, dentro da sua forma de ver o mundo e, assim, criar seres humanos saudáveis”, afirma Fraiman.

O que vamos encontrar no livro:

  • + de 100 dicas para exercitar uma boa educação;
  • Dicas para ajudar seu filho a ir bem na escola;
  • Deveres e direitos dos pais na relação com a escola;
  • Dicas sobre como conversar com seu filho sobre suicídio;
  • Dicas sobre uso saudável da tecnologia;
  • Atitudes que prejudicam a educação dos filhos, como ironia, autoritarismo, permissividade;
  • Sinais de que a educação está errada;
  • Identificação dos 4 tipos de pais;
  • Dicas para a construção de um projeto familiar;
  • Guia de atitudes da família empoderada: quais atitudes os pais podem adotar para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento dos filhos;
  • Caderno de atividades.

Sobre o autor:

Leo Fraiman é psicoterapeuta e educador. Foi professor da cadeira de Projeto de Vida de 2001 a 2011 na rede particular de ensino. Publicou mais de vinte obras, entre elas, Coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, Como ensinar bem a crianças e adolescentes de hoje e GPS profissional. É colunista do portal UOL Educação e consultor da Rádio Jovem Pan.

Já ministrou palestras na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Portugal e Cabo Verde. Em 2015, ganhou o Prêmio Shift na categoria Agentes Transformadores. Fraiman foi escolhido pelo site Escribo como um dos educadores mais relevantes de 2015 e um dos melhores perfis para serem seguidos nas redes sociais na área de educação em 2016.

É psicoterapeuta de adolescentes e orientador familiar e profissional. Mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), Master em Neurolinguística e especialista em Psicologia escolar.

Serviço:
A Síndrome do Imperador – Pais empoderados educam melhor
Compre AQUI
Autor: Leo Fraiman
Editora: FTD Educação e Autêntica Editora
Preço: R$ 44,90
Número de páginas: 174
Lançamento: 18/06, terça-feira – 19 h – Com sessão de autógrafos e bate-papo
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *