Projeto social criado para despertar o interesse pela leitura atrai milhares de crianças em 9 estados brasileiros

Espaço de Leitura Semear em Guaraci, São Paulo (Foto: Gerardo Lazzari-Divulgação / Fundação Bunge)

Como será o futuro dos livros e da leitura no Brasil? Pensando nesta questão, a Fundação Bunge criou o programa Semear Leitores, que estimula o contato das crianças com os livros de maneira mais prazerosa, incentivando a ampliação do universo dos pequenos. O programa possibilitou a implantação de espaços lúdicos e acolhedores em várias regiões do país, onde acontecem troca de livros, feiras literárias, contações de histórias, apresentações teatrais, oficinas, palestras e formação de mediadores de leitura – profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros e pela leitura.

Os números revelam que a iniciativa vem dando certo e despertando cada vez mais o interesse das crianças pelo mundo da literatura. Em 5 anos foram criados 32 Espaços Semear Leitores em 21 municípios de nove estados brasileiros. Só neste ano, já foram registradas mais de 30 mil visitas e mais de 9 mil empréstimos de livros nos 32 espaços. E em 2017, os espaços de leitura receberam cerca de 288 mil visitas e 53% das crianças que visitaram as salas de leitura fizeram empréstimos de livros.

Para disseminar boas práticas de incentivo à leitura para além das fronteiras do programa Semear Leitores, a Fundação Bunge também conta com parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios onde o programa está presente. Além da formação de todos os mediadores de leitura, professores e coordenadores educacionais da rede municipal de ensino participam dos encontros de formação em âmbito nacional e regional. Em 2017, foi possível capacitar 196 profissionais da educação de 9 estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso e Tocantins).

Hoje, os Espaços de Leitura Semear Leitores possuem baús lúdicos, com adereços e fantasias que contribuem para atividades de contação de história, tornando o momento e o ambiente ainda mais aconchegante e interessante para as crianças, além de acervo com mais de 700 títulos, que são renovados semestralmente com o envio de kits com 15 novos livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *