Os Planetas do Ziraldo

Em janeiro e fevereiro, a exposição Os Planetas do Ziraldo terá programação especial de quinta a domingo

Não sabe o que fazer com as crianças nas férias? Vai pra Casa! A Casa Melhoramentos preparou uma série de atividades para tornar a experiência do visitante na exposição Os Planetas do Ziraldo ainda mais divertida. Jogos, contações de história, visitas temáticas, práticas que brincam com as memórias da infância, imagens e textos são algumas das propostas que esperam por quem passar pela mostra. A programação especial acontece nas quintas e sextas, ao longo do dia, e aos sábados e domingos, às 14h.

A exposição Melhoramentos 128 anos, baseada no acervo histórico da Cia. Melhoramentos, com seu rico patrimônio documental e museológico, pode aproveitar que durante os meses de janeiro e fevereiro a Casa Melhoramentos estará aberta todos os dias. De segunda a quarta o funcionamento será das 9h às 18h e de quinta a domingo será das 9h às 20h. Já a mostra Os Planetas do Ziraldo estará aberta de quinta a domingo.

Agendamentos de escolas e grupos continuam sendo feitos durante todo o período através do e-mail eventos@casamelhoramentos.com.br ou pelo telefone (11) 3874-0913, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Agenda de Janeiro – Programação “Finais de Semana”:

19 de janeiro às 14h – Baralho Espacial
Ao tirarmos as cartas do baralho espacial, você encontrará um universo imenso de possibilidades e de cada uma delas, as histórias mais mirabolantes, curiosas e divertidas. Duração: até 1 hora.
Público alvo: a partir de 08 anos.
Vagas: 20 pessoas

19 de janeiro, ao longo do dia – Fio de Prosa
Entre fios, nós e conversas, a ação educativa convida o visitante a participar da brincadeira “Cama de Gato”, assim como a criar conexões por meio do diálogo entre as ações envolvidas no brincar e memórias da infância com temas da exposição.
Para todas as idades
Número de participantes: Livre

20 de janeiro às 14h – Cápsula Espacial
E se você pudesse enviar uma cápsula para o espaço, contendo, dentro dela, uma única informação em forma de imagem, som, palavra ou frase, suficiente para representar todo o seu ser?
Duração: 30 minutos
Público-alvo: A partir de 30 anos
Vagas: 10

25 e 26 de janeiro às 14h – Zélen e o mundo da lua
Zélen é mais que um menino especial, ele é um menino espacial muito solitário, que sonha em fazer parte da turma dos meninos dos planetas de Ziraldo. Esse curioso personagem – cuja cor é flicts – sai de seu livro O Menino da Lua e ganha o espaço expositivo como boneco articulado para nos contar essa nebulosa história sideral. Mas, afinal de contas, por que ninguém lhe dá bola? Logo ele, o dono da história…
Para todas as idades
Número de participantes: Livre

27 de janeiro às 14h – Caça-Cena
Como seria um caçador do espaço? O que ele descobriria? A atividade convida o público a passar por esta experiência explorando as obras da exposição por meio de cartas disparadoras que conduzirão os caçadores do espaço.

Sobre Os Planetas do Ziraldo

Daniela Thomas – cineasta, dramaturga, coidealizadora da cerimônia dos Jogos Olímpicos de 2016 e filha do cartunista Ziraldo – e a designer, produtora e fotógrafa Adriana Lins são curadoras da exposição. Os Planetas do Ziraldo tem como ponto de partida o fascínio do cartunista pelo universo. Seu encantamento resultou, ao longo dos anos, em várias obras editadas pela Melhoramentos, como a recente coleção Os Meninos dos Planetas e ainda Flicts, O Planeta Lilás e O Pequeno Planeta Perdido, que acabaram por inspirar esta exposição. A mostra acontece até o dia 06 de abril de 2019.

Daniela recorda-se que a curiosidade do pai pelo tema começou quando ela ainda era pequena, no final dos anos 1960, junto com as primeiras explorações espaciais. Foi nesta época que surgiu a ideia do livro Flicts, que completa 50 anos em 2019 e que fala sobre a cor da Lua. A obra ganha destaque na mostra com uma história curiosa. Quando o astronauta Neil Armstrong esteve no Rio de Janeiro, Ziraldo providenciou uma versão do livro traduzida para o inglês. Armstrong, após ler o livro, confirmou: “The Moon is Flicts”.

O bilhete está na exposição, assim como os rascunhos de Ziraldo. “Podemos ver todo o processo criativo, com originais e rabiscos, como ele constrói a história. É um processo que meu pai sempre guardou a sete chaves, mas nessa exposição permitimos que isso seja mostrado”, explica Daniela.
Ela atendeu às recomendações do cartunista ao preparar a montagem do espaço: “Meu pai não é muito fã de exposições interativas ou virtuais, mas de certa forma criamos uma sensação de 3D com os visitantes podendo passear em diferentes planos da exposição, dando a sensação de uma viagem tridimensional entre as galáxias”, ilustra Daniela. Todas as janelas receberam uma impressão do cosmos Ziraldiano para fazer a imersão dos visitantes.

Sobre a Casa Melhoramentos, Daniela ressalta: “Preocupamo-nos em fazer uma exposição que valorize a arquitetura do prédio recém-restaurado, que transformou o espaço em um lugar bonito e contemporâneo. É um projeto pensado com muito carinho para meu pai, uma história de trabalho dele da qual eu tenho muito orgulho. É uma honra poder inaugurar um novo espaço cultural em São Paulo”.
Exposição histórica

A exposição dedicada a Ziraldo não é a única da Casa Melhoramentos. Em comemoração ao seu aniversário e por ocasião da inauguração do Espaço Cultural e do Centro da Memória, a Companhia apresenta a exposição Melhoramentos 128 Anos.

A mostra é baseada no acervo histórico da Cia. Melhoramentos e apresenta aos visitantes um rico patrimônio documental e museológico. É possível observar mudas das principais árvores que servem como base para a produção das fibras de alto rendimento. Também são explorados os principais momentos da produção de papel no Brasil, além da história do edifício, construído em 1948 e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, que abriga a Casa Melhoramentos. Estão também expostos móveis antigos que resgatam o ambiente de escritório da Cia. Melhoramentos na época, cédulas que foram impressas pela Editora durante a Revolução de 32 e ainda exemplares de matrizes de litogravura – técnica de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso – que davam origem aos livros.

Serviço:

Casa Melhoramentos
Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo/SP | CEP 05051-000
Tel.: (11) 3874-0402

Exposição Os Planetas do Ziraldo

Janeiro e Fevereiro
Quinta a domingo, das 9h às 20h
Aberto no feriado do dia 25 de janeiro (Aniversário de São Paulo)

Março e Abril
Quarta à sábado das 9h às 20h
Aberto dia 5 de março (Carnaval)

Agendamento de grupos: Para a visitação de escolas, é necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail eventos@casamelhoramentos.com.br ou pelo telefone (11) 3874-0913, de segunda a sexta-feira, no período das 10h às 17h (confirmação sujeita à disponibilidade de data e horário).

A entrada é permitida até às 19h e está sujeita à capacidade do evento.

Exposição – Melhoramentos 128 anos
Datas e Horários
Segunda, terça e quarta das 9h às 18h
Quinta a domingo, das 9h às 20h
Aberto no feriado do dia 25 de janeiro (Aniversário de São Paulo)
Março e Abril
Quarta à sábado das 9h às 20h
Aberto no dia 5 de março (Carnaval)
A entrada é permitida até às 19h e está sujeita à capacidade do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *