Obra fala às crianças sobre analfabetismo

Por mais que, para muitos, não faça mais parte da realidade, o analfabetismo no Brasil ainda é assustador. Relatório recente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aponta que o Brasil aparece em 8° lugar entre os países com maior número de analfabetos adultos, entre 150 países avaliados. Além disso, a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo IBGE em 2012, mostra que a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais foi estimada em 8,7%, o que corresponde a 13,2 milhões de analfabetos no país.

E é justamente esse tema tão sério que a escritora Simone Paulino leva para as crianças em sua nova obra O Sonho Secreto de Alice (Editora DSOP, 2013, 43 pags.). Nela Simone conta a vida de uma garota esperta, que quando criança trabalhava na roça, com os pés no chão. No entanto, gostava mesmo era de viver nas alturas. Ela cresce, se casa, tem filhos, netos e bisnetos, realiza alguns sonhos, outros não, e em meio a tudo isso guarda um grande segredo escondido em pedacinhos de papel espelhados por sua casa.

Alice representa a história de milhões de brasileiros que apesar das dificuldades e limitações impostas pela vida, não deixam nunca de sonhar e realizar. O livro que trata de sonho não material e propicia aos leitores o contato com uma questão real e comum que é o direito à educação e à própria condição de poder sonhar. Além do conteúdo instigante, a beleza gráfica encanta os pequenos leitores, criando uma sintonia que faz com que a cada virar de página fosse com se abrisse uma caixa e encontrasse outra dentro dela e assim por diante, conduzindo o leitor a um outro mundo, onde quatro palavrinhas são de extrema importância: descobrir, sonhar, orientar e pensar!

Sobre a autora
Simone Paulino, nascida em São Paulo, é jornalista, escritora e editora, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e autora de livros como Abraços Negados e Minha mãe, meu mundo, este último com mais de 300 mil exemplares vendidos.

Sobre a ilustradora
Luyse Costa é nascida em João Pessoa e hoje reside no centro da capital paulista. É formada em História pela Universidade Federal da Paraíba, mas vive mesmo é como ilustradora. Em seu currículo, Luyse assina também as obras Chá de Sumiço (poesias assombradas para crianças) e dois trabalhos em HQ: Anchietinha – A Capela de São Miguel em Quadrinhos e Anayde Beiriz: Uma Biografia em Quadrinhos, este último vencedor do edital de incentivo FMC, no Estado da Paraíba.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *