O Amanhã existe

Agora em novembro e dezembro, chega às livrarias a publicação “O Amanhã existe. A história de quem transformou a história do câncer infantojuvenil no Brasil”, do jornalista Renato Lemos.

convite

Esse livro vai contar a história de Chico Neves. Carioca, torcedor apaixonado pelo Vasco, vivia no bairro da Tijuca com a mulher e os filhos. Um deles, Marquinhos, mascote do Vasco da Gama, foi diagnosticado de câncer. No fim da década de 80, as chances de cura eram muito baixas. E os médicos no Brasil disseram que nada podiam fazer. Chico e os amigos mobilizaram ações e uma delas foi um jogo memorável e beneficente do time do Vasco da Gama, Campeão Brasileiro em 89, para que a família pudesse custear o tratamento nos Estados Unidos.

Lá, eles ficaram hospedados em uma casa de apoio, que cobrou 5 dólares (para não dizer nada) pela hospedagem. Infelizmente o filho Marquinhos faleceu. Ao chegar ao Brasil, eles decidiram transformar a dor em superação. Doaram o dinheiro que fora arrecadado pelos amigos para construir uma brinquedoteca no Instituto Nacional de Câncer. E se tornaram voluntários, ajudando crianças em tratamento no Inca. Famílias, que como a deles, tinham a mesma experiência.Um dia, Chico conversou com um presidente de uma grande empresa e perguntou se o Brasil não podia ter uma casa parecida com a que ele contou nos EUA. E o presidente apoiou a causa.

Lá se foram 26 anos. Hoje, Chico preside um instituto que apoia 30 mil adolescentes e crianças com câncer no País.

É uma história comovente, com muitos personagens bacanas de vários estados brasileiros e até de outros país da América Latina. Os personagens são incríveis. Tem tanta história bacana… através desse trabalho, tem uma cabeleireira Edvania Toledo, que veio com o filho, de Recife, para tratar de um câncer. O filho hoje está curado e é voluntário mirim. Enquanto se hospedaram na Casa, Edvânia aprendeu o ofício de cabeleireira na Casa mesmo, e hoje é profissional no Rio. Mudou a vida e venceu o câncer com o filho.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *