No Dia Mundial do Livro, confira as dicas para criar o hábito da leitura nas crianças

A leitura é o caminho mais curto para a conquista de novos conhecimentos e para o aperfeiçoamento da linguagem, além de ser uma fonte inesgotável para a imaginação. Mas, em plena era digital, onde a tecnologia encanta cada vez mais as crianças, como podemos fazer para que o ato da leitura se torne um hábito?

“O mais importante é criar um ambiente que as estimule. Ter uma seleção de livros ao alcance das crianças para que possam pegar um livro sempre que tiverem vontade é um ponto chave da questão, mas, para que isso funcione, é preciso que os títulos sejam adequados aos interesses delas”, diz Mariana Bruno Chaves, especialista em literatura infanto-juvenil e gerente do setor de elaboração de material didático de Português do Kumon.

Confira dicas da psicopedagoga para estimular o hábito pela leitura:

  1. Manter os livros à vista e ao alcance das crianças;
  2. Ler em voz alta em família. A leitura em voz alta estimula a interação e desperta o interesse pela leitura;
  3. Falar de livros, recomendar títulos e presentear os pequenos;
  4. Sugerir e não impor. Compartilhar leituras e opiniões;
  5. Criar uma pequena biblioteca em casa. Qualquer lugar é bom para criar uma biblioteca familiar (uma estante acessível já é suficiente);
  6. Organizar em casa um espaço específico para leitura, que seja atrativo e aconchegante, com almofadas, tapetes, pufes e, claro, muitos livros. A criança vai perceber como a leitura é importante e agradável ao ter um espaço reservado para essa prática;
  7. Visitar bibliotecas e livrarias com as crianças para explorar e descobrir novos livros interessantes. Isso também ajuda as crianças a perceberem que um ambiente em que diversas pessoas estão lendo pode ser divertido e estimulante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *