Eu posso programar

eupossoprogramar

Crianças e adolescentes podem ter suas primeiras lições de programação gratuitamente. Campanha #EuPossoProgramar da Microsoft oferece cursos on-line divertidos com os personagens de Angry Birds e Frozen.

A base de quase tudo o que usamos na vida são os códigos, mas poucas pessoas têm acesso à linguagem de programação. É para tentar reverter essa situação que a Microsoft promove a 2ª edição da campanha #EuPossoProgramar, que tem objetivo incentivar crianças e jovens de 12 a 25 anos a fazerem cursos de programação gratuitos durante a Semana do Código. Os conteúdos estão disponíveis no site www.eupossoprogramar.com e estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico, a habilidade na resolução de problemas e a criatividade, alavancando inovação e oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo. A linguagem de código é universal e pode dar início a inúmeras carreiras e não apenas na área de tecnologia. Iniciativas como a Eu Posso Programar têm intuito de universalizar o acesso a codificação e permitir que qualquer pessoa construa o seu primeiro aplicativo em apenas 10 minutos, por exemplo.

O conteúdo de nome Hora do Código utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa de Frozen, nos quais as crianças aprendem os fundamentos básicos de informática e os conceitos utilizados para fazer aplicativos. A proposta do Angry Bird, por exemplo, é fazer o personagem percorrer um labirinto para bater no porco verde. Já programar com a Ana e Elsa de Frozen permite que os pequenos criem flocos de neve e uma paisagem congelante para compartilhar com os amigos. Ambos os cursos devem agradar e despertar o interesse do público jovem com as suas animações favoritas. A ideia é mostrar como a linguagem de programação está presente no dia a dia deles, e que programar é algo possível e prazeroso para todos.

Os demais conteúdos do programa são: o Aprendendo a Programar, que consiste em vídeo-aulas didáticas e o Crie seu Jogo para Kinect, que adota a linguagem em blocos Scratch para criar jogos para Kinect. Todos os cursos oferecem certificado on-line.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *