Atividades gratuitas sobre alimentação saudável

Secretaria de Agricultura comemora Dia das Crianças com atividades gratuitas sobre alimentação saudável, em São Paulo.

Roda_dos_AlimentosCuidar da alimentação de uma criança garante os nutrientes, em quantidade e qualidade, para uma boa saúde e crescimento. E mais! Alimentar-se bem pode ser saboroso e muito divertido! Por isso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), preparou um evento especial em comemoração ao Dia da Criança, com uma série de atividades gratuitas voltadas à educação alimentar e nutricional para jovens e adultos, no Parque da Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, nos dias 11 e 12 de outubro de 2015, das 10 às 17h.

O evento faz parte da programação da XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde, e terá ações interativas que abordarão a alimentação saudável para crianças e adultos como: realização de oficinas de hortas caseiras com ervas frescas; distribuição de mudas de ervas aromatizadas; degustação de alimentos saudáveis; apresentação de teatro sobre segurança alimentar, além de diversas atividades realizadas pela Secretaria de Agricultura. O evento também apresentará o projeto “Uma Horta Para a Saúde”, que tem como madrinha a primeira-dama Lu Alckmin e implantará hortas nas 32 Casas do Adolescente em todo o Estado para ensinar sobre saúde, oferecer palestras sobre alimentação saudável e abrir espaço para que adolescentes interajam com a terra – e entendam que cada semente tem um tempo certo para germinar. O projeto é realizado por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e de Agricultura e Abastecimento e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp). Além disso, o empresário Rolando Vanucci, conhecido como “Rolando Massinha”, estará presente com seu Food Truck oferecendo suas variedades de massas frescas e churros.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, ressaltou que o evento ensinará às crianças que comer bem pode ser divertido, assim como estimulará os pais a melhorarem os hábitos alimentares na família. “O exemplo vem de cima. É o pai que ensina ao filho as principais lições que levará para a vida. Quando falamos em educação nutricional, o foco é na família. Os pais muitas vezes comem tão errado quanto as crianças, mas não se dão conta disso. Por isso, atendemos as diretrizes do governador Geraldo Alckmin ao estimular a família a seguir o caminho saudável, agregando qualidade de vida”, disse.

XXII Semana de Alimentação

A XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde segue no dia 13 de outubro, às 14h, com a palestra “Sei o que preciso fazer, mas não faço. Como a nutrição comportamental pode me ajudar”, ministrada pela nutricionista Ana Carolina Pereira Costa, no auditório da Secretaria, localizada na Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar.

No dia 14 de outubro, às 14h, haverá uma mesa redonda para debater as alternativas para a redução de sódio na alimentação, no mesmo auditório da Secretaria. O evento reunirá a farmacêutica Hellen Maluly e as nutricionistas Rosângela Aparecido Augusto e Ana Paula Bortoletto Martins para debater o alto consumo de sódio no Brasil, assim como as consequências e a alternativas para os alimentos industrializados.

No dia 15 de outubro, no saguão do 4º andar da Secretaria, haverá uma ação de combate ao excesso de utilização de sódio na alimentação, incentivando a produção de hortas caseiras e estimulando o uso de ervas aromáticas.

Profissionais da Codeagro realização também uma oficina de como montar e cultivar uma horta caseira, além de distribuir mudas.

Finalizando o ciclo de palestras, no dia 16 de outubro, em celebração ao Dia Mundial da Alimentação ocorrerá a entrega do Prêmio “Josué de Castro” às iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar, além do lançamento do livro “Sabores da Horta: do plantio para a mesa”, obra que incentivará a produção de horta caseira como opção de diminuição do consumo de sódio.

Festival de Gastronomia Orgânica

Encerrando a XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde, o Governo do Estado de São Paulo participará do VI Festival de Gastronomia Orgânica, no Parque da Água Branca, de 16 a 18 de outubro, das 9h às 18h, reunindo as principais tecnologias e inovações de segurança alimentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O espaço da Pasta contará com uma oficina de hortas caseiras de ervas frescas, na qual profissionais ensinarão técnicas para incentivar a utilização de temperos naturais.

Além disso, haverá exposição de sementes orgânicas, desenvolvidas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da fazenda de orgânicos, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), ambas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O Festival contará com uma programação voltada ao ensinamento da prática de novas técnicas de preparo que utilizam e preservam as características nutricionais dos alimentos, respeitando a sazonalidade e cultivos regionais, buscando a redução do desperdício dos alimentos, bem como de recursos empregados na logística de distribuição.

O Parque da Água Branca fica localizado na Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes, São Paulo – SP.

Serviço

Dias 11 e 12/10 – Espaço Criança
Atividades interativas que abordam a alimentação saudável para crianças
Local: Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes, São Paulo – SP
Horário: das 10h às 17h

Dia 13/10 – Palestra: Sei o que preciso fazer, mas não faço. Como a nutrição comportamental pode me ajudar?
Local: Auditório da Secretaria de Agricultura
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar
Horário: 14h

Dia 14/10: Mesa Redonda: Alternativas para a redução de sódio na alimentação
Local: Auditório da Secretaria de Agricultura
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar
Horário: 14h

Dia 15/10: Ação “Uma horta para a saúde”
Local: Auditório da Secretaria de Agricultura
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar
Horário: 14h

Dia 16/10: Dia mundial da Alimentação: Entrega do Prêmio Josué de Castro e lançamento do livro Sabores da Horta: do plantio para a mesa
Local: Salão Nobre
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254

Dias 16,17 e 18/10: Festival de Gastronomia Orgânica
Local: Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes, São Paulo – SP
Horário: das 9h às 18h

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *