Abril no CCBB SP: Confira a programação completa do Programa CCBB Educativo Arte e Educação

Aniversário do CCBB SP tem exercícios para ativar o corpo e o espaço com a artista Lia Chaia. No Dia Nacional do Índio, Cris Takuá e Carlos Papá conduzem roda de conversa.

O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo desenvolve ações que estimulam a experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Em abril, as atividades dialogam com o aniversário de 18 anos do CCBB SP, com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o Dia Nacional dos Povos Indígenas e com a exposição Paul Klee – Equilíbrio Instável, em temporada até dia 29.

No dia 17, os educadores e artistas Cris Takuá e Carlos Papá (Instituto Maracá) conduzem uma roda de conversa com contação de histórias e cantorias para tratar de assuntos e aspectos acerca da desmistificação do Dia Nacional do Índio.

Durante todo os finais de semana do mês, crianças e suas famílias poderão participar de oficinas lúdicas e divertidas inspiradas na exposição Paul Klee – Equilíbrio Instável.

18 anos de CCBB SP!

Em comemoração ao aniversário do CCBB, durante todo o mês o Programa Educativo realizará uma série de retratos dos trabalhadores do centro cultural em seus lugares preferidos, com histórias que contornam estas escolhas. As imagens serão exibidas nos dias 20 e 21, nas TVs distribuídas pelo prédio.

Em 22 de abril, o Lugar de Criação recebe a artista convidada Lia Chaia para uma atividade especial de comemoração. O público poderá relacionar aspectos do corpo humano em uma investigação do movimento, desde os órgãos internos, passando pelo esqueleto até atingir a pele. Durante o encontro, serão apresentados exercícios práticos para ativar o corpo e o espaço

Confira abaixo a programação completa do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação para abril:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

17 DE ABRIL | QUARTA-FEIRA | 16H

Múltiplo Ancestral: Diálogos sobre arte e educação indígena

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados à diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nesta edição, Cris Takuá e Carlos Papá (Instituto Maracá) conduzem uma roda de conversa com contação de histórias e cantorias para tratar de assuntos e aspectos acerca da desmistificação do Dia Nacional do Índio.

Cris Takuá é educadora e atua buscando dar visibilidade e circulação a arte indígena. Carlos Papá tem realizado produções cinematográficas, e está envolvido em projetos de arte e educação. Ambos vivem junto a mata atlântica da aldeia guarani Rio da Silveira, no município de Bertioga, litoral de São Paulo.

20 E 21 DE ABRIL | SÁBADO E DOMINGO | 10H E 14H

Aniversário de 18 anos do CCBB SP

Retratos e Memórias: Personagens que contam a nossa história

Durante o mês de abril, os educadores do Programa CCBB – Arte e Educação realizarão uma série de retratos dos trabalhadores do CCBB SP em seus lugares preferidos, com histórias que contornam estas escolhas. As imagens serão exibidas nos dias 20 e 21, nas TVs distribuídas pelo prédio.

SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS | 10H E 14H

Lugar de Criação

O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar.

06 E 07 DE ABRIL

Máscaras Instáveis: Como nós somos quando vestimos uma máscara de nós mesmos?
A partir das produções de fantoches de Paul Klee e de seu interesse pelo teatro, o CCBB Educativo convida o público a desenvolver máscaras que, através de adereços, exponham subjetividades escondidas.

13 E 14 DE ABRIL

Fantoche

Partindo dos trabalhos com fantoches que o artista Paul Klee produzia para entreter seu filho durante a infância, o Programa Educativo propõe uma oficina de bonecos através de um olhar para si. Numa espécie de autorretrato os participantes serão convidados à montar, a partir de recortes de tecidos, sucatas e tinta, uma auto representação, em um exercício de reflexão, criação e descobertas.

19 DE ABRIL

Levando a linha para passear

Convidamos o público a “levar a linha para passear” através do bordado, baseado nas metodologias usadas por Paul Klee na Bauhaus.

22 DE ABRIL

Especial aniversário do CCBB SP: Encontro com a artista convidada Lia Chaia

Aspectos relacionados ao corpo humano serão propostos como investigação do movimento: desde os órgãos internos, passando pelo esqueleto até atingir a pele. Durante o encontro, serão apresentados exercícios práticos para ativar o corpo e o espaço.

Lia Chaia é artista e sua obra transita por diferentes suportes, como fotografia, vídeo, performance, instalação e intervenções urbanas. Entre as questões de seu interesse, estão as percepções e vivências do cotidiano, como a permanente tensão entre espaço urbano, corpo e natureza.

27 E 28 DE ABRIL

Aquarela Livre

Inspirada nas técnicas diversas de pintura de Paul Klee, a oficina de Aquarela Livre pretende explorar e experimentar as possibilidades da pintura com a fluidez da aquarela. Em sessões espontâneas, o público poderá experimentar o processo em três etapas: reconhecimento de material, técnicas de paletas e gradientes e, por fim, possibilidades de criação.

27 DE ABRIL | SÁBADO | 18H

Com a Palavra… Fernanda Pitta

Com a Palavra consiste em uma visita mediada as exposições em cartaz no CCBB, realizada por especialistas ou profissionais de referência em temas diversos. O objetivo é abordar a exposição a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte. Nesta edição, Fernanda Pitta, curadora sênior da Pinacoteca, realizará uma visita mediada na exposição Paul Klee – Equilíbrio Instável.

Fernanda Pitta é curadora sênior na Pinacoteca do Estado de São Paulo e professora de história da arte na Escola da Cidade, em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO GERAL

SEGUNDA, QUINTA E SEXTA | 11H E 17H | QUARTA-FEIRA | 11H, 17H E 18H | SÁBADO E DOMINGO | 12H E 17H

Visitas Mediadas

Os educadores do CCBB se juntam ao público para dialogar e trocar percepções acerca da exposição Paul Klee – Equilíbrio Instável. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

QUARTA-FEIRA | 14H | SÁBADO E DOMINGO | 17H | TRADUÇÃO EM LIBRAS

Visitas Mediadas em Libras

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

Visitas Educativas Agendadas

Mediada pelos educadores, as visitas são voltadas a grupos escolares ou não, e podem acontecer no período diurno, vespertino e noturno, com duração aproximada de 1h30. É possível escolher entre opções de visitas com atelier, apenas à exposição ou visita patrimonial. A capacidade é para até 44 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma 1h30. E-mail para agendamento: ccbbsp.agendamento@gmail.com

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo- SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbb_sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *