A arte lidar com as emoções dos filhos

A psicóloga e consultora educacional Denise Franco traz dicas importantes aos pais sobre o tema.

Um dos assuntos mais fascinantes na vida do ser humano é o sentimento, o mundo das emoções. Cada indivíduo lida e expressa de maneira diferente a alegria, o medo, a raiva e a tristeza.

Mas quando será que estas emoções têm o despertar na infância? De acordo com a psicóloga e consultora educacional Denise Franco, “todos nós já nascemos com emoções e elas vão sendo lapidadas com o tempo”.

O grande desafio dos pais, no entanto, é aprender a lidar com o turbilhão de emoções de seus filhos, buscando sempre o equilíbrio. Muitas vezes, o adulto ameniza ou até esconde determinadas situações de uma criança, para que ela não sinta tristeza, por exemplo. Para Denise, “a tristeza é aquela emoção que ninguém quer encontrar porque, claro, ninguém quer ficar triste”.

Objetiva, a profissional explica que “conhecer essa emoção e entender que ela faz parte de todos nós, é essencial para cultivar equilíbrio nas quatro estações do ano”. Assim, “é preciso considerar a importância de ensinar e proporcionar às crianças a possibilidade de aprender e vivenciar emoções”, ela diz.

Denise afirma que “crianças que aprendem sobre suas emoções desde pequenas, com certeza, serão adultos mais resilientes e tolerantes às frustrações”. Esta atitude é importante porque “fará com que os pequenos aprendam habilidades importantes para sua própria gestão emocional na vida adulta”.

A psicóloga e consultora educacional concorda que é difícil encarar a tristeza das crianças, mas ressalta que “é uma emoção que faz parte da vida; por isso, conversar e acolher com amor os pequenos nessas situações é um modo de ajudá-los a lidar com as próprias emoções desde cedo, já preparando-os para o futuro”.


Denise Franco de Souza é natural de São Paulo. Psicóloga, mãe de dois filhos e consultora educacional. Formou-se em Psicologia em 1999. É pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae e certificada pelo Positive Discipline Association dos E.U.A. como Educadora Parental e de Primeira Infância em Disciplina Positiva. Também tem formação em Terapia Cognitiva Comportamental pelo CETCC, em Biofeedback Cardíaco e Educação Emocional pela UNIFESP. Idealizadora do projeto Cultivando Equilíbrio, ela divide o tempo de trabalho com seu consultório e realizando consultorias, orientações e palestras em escolas. Tem cursos online, oferece formação a educadores e mentoria para psicólogos em inteligência emocional e desenvolvimento de projetos. É coautora do livro Psicologia Sem Fronteiras. Acesse: http://cultivandoequilibrio.com/ | Facebook: facebook.com/denisefrancopsicologa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *